Em 2020, o Arte em Cores fez seu 1º chamamento público para seleção de artistas e recebeu 131 inscrições. O projeto selecionou 50 artistas locais de 15 municípios do Pará e do Maranhão para desenvolverem painéis de arte, inspirados nas técnicas da arte urbana. Ao longo de sua realização, o projeto distribuiu R$ 75 mil em premiações.

O Arte em Cores também promoveu oficinas on-line e presenciais de formação e aperfeiçoamento técnico dos participantes. Para dar visibilidade ao talento e ao esforço dos artistas, as obras produzidas ficarão expostas nas Salas Encontro das Águas e Gurupi, neste site. Além disso, em dezembro, o projeto realizou dois eventos presenciais, em Marabá (PA) e Açailândia (MA). Os artistas selecionados para a fase final participaram de nova atividade formativa e da criação coletiva de um grande painel de arte urbana.

O Arte em Cores abrangeu os municípios paraenses de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã; e no Maranhão, as cidades de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.

O projeto foi realizado pela Vivas Cultura e Esporte, pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a parceria do Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA).

Galeria Arte em Cores


Painel Marabá

Painel Açailândia

Galeria Encontro das Águas

Sala Gurupi