Martins
( JOSEAN MARTINS DE OLIVEIRA - 09/12/1975 ) MARABÁ | PARÁ

Título da obra: Futuro em Cores
Técnica: Tinta látex, sprays e stencil sobre parede
Ano: 2022
Dimensões: 3 x 3 m

Nascido em 1975, em Igarapé Grande (MA), Josean Martins vive em Marabá desde 1997. O artista desenha desde a infância, mas foi em 2004 que começou a se dedicar ao aperfeiçoamento das técnicas, de forma autodidata.
Ao longo do tempo, experimentou várias técnicas e estilos e busca sempre renovar seu conhecimento com o estudo e a prática de arte digital. Mais recentemente, tem experimentado o muralismo e a arte urbana.
Os conselhos que recebia de sua mãe sobre a importância da educação formal foram a inspiração para criar a obra “Futuro em Cores”. Ele retrata um garoto negro estudando com o objetivo de se tornar um médico ou um advogado. Os grafismo indígenas ao fundo representam a miscigenação e a diversidade que fazem parte da história da sua cidade.
O local escolhido para criação da obra também faz parte do contexto que inspirou o artista. O mural está na Escola Dr. José Cursino de Azevedo. Este nome é homenagem a um jurista negro que, como o artista, também nasceu no Maranhão e se mudou para o Pará.